23:42

Se Vira Ribeirão 2012

Postado por BH INDIE MUSIC


SEM VIRADA CULTURAL, ARTISTAS INDEPENDENTES DE RIBEIRÃO PRETO SE VIRAM E PRODUZEM SUA PRÓPRIA VIRADA

‘’Se Vira Ribeirão’’ acontece nos dias 19 e 20 de Maio
Evento independente suprirá à falta da Virada Cultural Paulista Oficial em Ribeirão

Virada Cultural Independente: Reunião na última terça-feira, realizada na sede do Coletivo Fuligem, foi importante para estruturação e organização das frentes de trabalho do Se Vira Ribeirão

Após a negligência do poder público para a realização da Virada Cultural Paulista, a população de Ribeirão Preto se uniu para mostrar que há sim espaço para eventos do tipo na cidade. Nos dias 19 e 20 de Maio acontece o "Se Vira Ribeirão", evento organizado por diversos setores da sociedade civil de forma independente e auto-gestionária. O evento terá os mesmos moldes da "Virada Cultural Oficial", durante 24h a programação deve contemplar diversas linguagens como música, dança, teatro, circo, culinária, artes visuais, meio ambiente, cinema e atividades de formação como oficinas e debates. As atrações devem se dividir por espaços do centro de Ribeirão com a intenção de valorizar essa região histórica da cidade.

A notícia de que Ribeirão, uma das maiores cidades do interior paulista, ficaria sem a Virada Cultural criou uma grande agitação nos movimentos sócio-culturais da cidade. Sob alegações do Governo Municipal de que Ribeirão Preto não teria um espaço adequado para receber o evento, totalmente custeado pelo Governo do Estado, a Prefeitura deixou a cidade de fora de um dos eventos mais importantes no calendário anual. Com programação gratuita e por pontos espalhados, a Virada Cultural é responsável pelo fomento de público e novas manifestações culturais.

O resultado da catástrofe administrativa foi a organização da sociedade civil para suprir suas próprias demandas e desejos. Duas reuniões presenciais e muitas discussões via Facebook depois, foi criado o Se Vira Ribeirão: Virada Cultural Independente. Comissões foram organizadas para discutir programação, comunicação, articulação e sistematização do evento e tiveram grande adesão de diversos setores da sociedade. Artistas estão organizando palcos, professores estão propondo debates e oficinas, jornalistas e publicitários trabalham na assessoria de imprensa e divulgação, entre outras áreas e funções.

Participe – Interessados na construção colaborativa do Se Vira Ribeirão podem participar dos fóruns online e também da próxima reunião que acontecerá no dia 02 de maio, às 21h, no Cine Cauim. Artistas, debatedores e oficineiros podem cadastrar suas sugestões de atrações pelo formulário online encontrado no site http://seviraribeirao.com.br .

Já quem quer ajudar na produção direta do evento, nos dias 19 e 20, também pode se cadastrar pelo site.

1 comentários:

Edison Elloy disse...

A sociedade, composta por todos os seus representantes de fato é o poder, os criadores, artistas de todas as formas de expressão são os únicos capazes de serem os porta-vozes do povo, não os políticios clientelistas organizados para elimnar das mentes a vontade e o desejo de questionar e se ver representado. Precisamos urgentemente de políticos de verdade. Salve a verdadeira manifestação Independente,salvem os lúcidos. Edison Elloy.(Músico/BH-MG)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More